As tendências de cores que estão sendo mais utilizadas em 2022 podem nos ajudar a decidir quais tons seguir. Afinal, escolher as cores de um ambiente pode até parecer uma tarefa difícil, pois, são tantas opções de cores que a gente fica até confuso na hora de saber por onde começar.
Estudos realizados por grandes arquitetos nos falam que existem 4 tipos de tonalidades como as grandes apostas de 2022 e que continuarão sendo tendência em 2023.
- Tons de verde
- Tons de Azuis
- Tons Terrosos
- Lavanda
Todas elas aparecendo em suas versões sujas ou empoeiradas. Umas mais, outras menos. Mas, além dessas quatros tonalidades, ainda podemos esperar outras cores, que já têm sido vistas em mostras de arquiteturas, arte e até no mundo da moda.
Verdes
Adota como tom principal de várias empresas, a gente vê como tendência verdes que são mais próximos das tonalidades que existem de verdade na natureza. Não são aqueles verdes artificiais; são verdes mais naturais e revigorantes.
O verde é um cor elegante para usar em interiores, é uma excelente opção para fazer algo diferente sem exageros. Excelente para quem deseja trazer um toque de cor à decoração mas tem medo de deixar o espaço colorido demais.
Uma dica é não utilizar os verdes quentes e vivos, e usar mais desbotados, sejam eles claros ou escuros. Tonalidades como sálvia, verde militar e qualquer tonalidade mais acinzentada de verde estão super em alta e são cores mais fáceis de usar do que os verdes quentes e saturados.
E não foi à toa que a Sherwin-Williams escolheu como cor do ano de 2022 Neblina Perene, um verde acinzentado bastante acolhedor e versátil, podendo ser usado em composições que variam de calmas e relaxantes até combinações mais ousadas e coloridas.
Já a Suvinil apostou em um verde oliva como cor de 2022, o Eclipse. Eles apresentam a cor como um tom fresco, mas engraçado, gerando uma sensação de muito mais calor do que de frescor. De qualquer forma, é um verde mais energético, que também casa com uma grande variedade de cores.
Os verdes mais sujos tem sido uma excelente aposta para 2023 é o verde esmeralda, um verde frio, mais tradicional. Um verde que impacta pela sua grandeza, e um verde atemporal, que vem sendo cogitado como um grande protagonista em interiores nos próximos anos.
Tons Terrosos
Os tons terrosos continuam sendo grande aposta em 2022, mas existe muito mito por trás desse assunto. A maioria das pessoas pensam que tom terroso é o mesmo que tons neutros ou que tons terrosos são apenas marrom e bege. Existe uma variedade imensa de tons terrosos. É que já associamos o tom terroso ao marrom. Mas desde leves e sutis beges e tons de areia, passando por amarelos e alanrajados queimados, caramelos, terroca, argila, sépia, chocolate… até tons de rosa, coral e verdes que puxam para o marrom são vistos como tons terrosos.
Ou seja, se você quiser, pode criar composições de cores muito rica usando apenas tons terrosos. Ele tem sido uma super tendência em interiores. A edição 2021 da CasaCor em São Paulo mostrou bastante isso.
Os tons terrosos provocam uma sensação de acolhimento e representam uma conexão com a natureza. Se você deseja montar um ambiente explorando tons terrosos, procure diversificar a paleta de cores, para tornar o ambiente mais convidativo e menos óbvio. As cores terrosas quentes confortam e acalentam, são perfeitas para criar ambientes aconchegantes. A paleta chamada Maneira, que faz parte do resultado de estudo de tendências de cores de 2022 da Sherwin-Williams, é uma excelente fonte de inspiração para isso.
Lavanda
O lavanda é uma cor que vendo sendo apontada desde o ano de 2019 por especialistas em previsão de tendência. Já existem estudos de empresas que apontam uma previsão de tendência para a cor lavanda para os anos de 2022 e 2023.
É uma cor que muita gente acha difícil de usar em interiores, mas que realmente pode ter muita relevância na composição de espaços decorados, porque é fácil de usar essa cor, pois ela transmite sensações de tranquilidade e espiritualidade, tão necessários nos tempos de hoje.
Tons de lilás, violeta, usados sem cores opostas, são boas opções quando seu objetivo é criar ambientes delicados.
Azul
O azul é sempre uma cor coringa na decoração. Afinal, quem é que não ama o azul? Tons suaves de azul são uma boa escolha para interiores, porque naturalmente eles tranquilizam e relaxam.
A Coral elegeu o Melodia Suave como sua cor do ano de 2022, que traduz perfeitamente essas sensações de calma e relaxamento. Uma azul suave, inspirado na imensidão do céu, que desperta tranquilidade, otimismo e renovação.
Conclusão
Por fim, tem uma tendência que está bombando ao redor do mundo e que foi apresentada aqui nas mostras de decoração do Brasil no ano de 2021. Combinações de cores fortes, quase como um color block, só que com uma tendência retrô.
O retrô está voltando com tudo, principalmente em decorações inspiradas nos anos 70. Para montar um ambiente com esse conceito, invista em paletas formadas pela união de cores mais vivas e ousadas, como amarelo mostarda, laranja queimado, verde oliva e até os roxos mais profundos e azuis.
Todas essas tendências de cores que a gente está vendo em alta agora podem ajudar você na hora de montar uma paleta para qualquer ambiente.
Aqui você encontra ideias de decoração, tendências no ramo de construção e tudo para você morar bem. Continue com a gente!


